Olaaáa, seja ben vindo ao espaço que o Senhor nos deu, entre e esteja a vontade, por favor, deixe seu comentário e ou sugestão ou mesmo algum pedido que tenhas, certamente o responderemos com a direção do Senhor, heei, também podes fazer-te seguidor, se queres claro.

Que o Senhor o Abençoe.

Abramos óh Igreja, nossos ouvidos.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ministeriado Feminino

VERDADE OU MENTIRA?


Nesta edição, vamos abordar um assunto do qual ainda não havíamos falado nele.
Deveríam as mulheres servir como Ministras? O que realmente nos dirá a Biblia? Será que a Igreja fundada pelo Senhor através dos seus discípulos, começou de inicio errada sendo os profissionais teólogos (ditos pastores) de nossos dias mais sábios, intimos e servos entendidos que os próprios discípulos de Jesus Cristo por terem ensinado que a mulher não deve exercer autoridade sobre o homem?





De uma maneira simples e completa, dentro do possivel e SEM cansar os nossos visitantes e seguidores, colocaremos para todo o que ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, palavras de fácil compreensão.


Mas antes que entremos no assunto, queremos deixar para vós bem claro, que logo no livro de Genesis, no inicio do livro, satanás faz à mulher exatamente o mesmo que estão fazendo hoje, tirando o que Deus deu ao homem e entregando-o à mulher, coisa que em realidade, satanás vem sempre buscando oficializar no meio da sociedade humana, afinal, quem mais fácil para enganar? Logo, os homens, possuidos por algum espirito que jamais foi o Espirito de Poder do Deus Verdadeiro, estão levando a cabo o projeto que seu senhor tanto tem nele trabalhado a longo dos milênios.


O Espirito de Deus jamais pode contrariar à sua Palavra, logo, se em II Tm se nos diz que toda, TODA a Biblia é palavra de Deus para nós, como poderá o Espirito Santo nos últimos dias, mudar de idéia?

Bem, vamos então à verdade? Você quer o quê, verdade para mudar e agradar a Deus ou a mentira, nela continuar enganando-te a ti mesmo e seguindo ao inferno?


Em Oséias, também diz que o sofrimento do povo de Deus, é por faltar conhecimento da vontade de Deus e logo chama a atenção em contra a estes que abandonando a direção do Senhor, buscam enganar o povo de Deus.


Muitos serão os temas controversos hoje em meio do chamado povo de Deus, mas nenhum terá o tempero que tem o chamado ministério feminino, afinal, quem realmente quererá desafiar tantas opiniões a favor? Todavia, é possivel ser importante não olhar para esse tema como a uma batalha de homens contra mulheres, porque tem também muitas mulheres que elas mesmas, creem que elas, as mulheres, não devem servir ocupando cargos hierárquicos no ministério eclesiástico e que a Biblia coloca restrições contra o que querem impor hoje contra a verdade e ensinos bíblicos e que chamam de ministério feminino.


É necessário saber que mesmo dentro da palavra de Deus, em meio a todas as regras, existem as exceções, mas que estas exceções, nunca jamais devem passar ao lugar das regras, colocando estas últimas como exceções.


Não estamos expondo aquí, neste espaço que Deus nos deu para expor verdades, nenhum assunto de cauvinismo ou mesmo realizando alguma discriminação. Este é um assunto de conecimento bíblico, conhecimento das vontades de Deus, coisa que se adquire não por meio de Homilética ou Hermenêutica (teorias criadas para substituir o trabalho que cabe ao Espírito Santo - revelar-nos a vontade do Pai através do seu Filho amado por meio de sua Palavra), mas com profunda intimidade com o Deus e Senhor Espírito Santo (Jo 14.16,21).


Em I tm 2.11,12 diz que “ a mulher que aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio”

Na Igreja, Deus da diferentes designações aos homens e às mulheres o que vem a ser o resultado da maneira como foi criada a humanidade (I Tm 2.13) e da maneira que entrou o pecado no mundo (II Tm 2.14).


Deus, através do seu servo o Apóstolo Paulo, restringe as mulheres de servir em cargos de autoridades de ensinos espirituais sobre os homens. Isto impede claramente que as mulheres sirvam como membras do corpo de Obreiros de alguma Igreja, seja esta qual for, claro que estamos falando de Igrejas com I em maiúscula, Igrejas verdadeiras, corpo verdadeiro de Cristo.


E de forma mais clara, não vai que a algum ainda não entendeu: basta esta passagem bíblica, para ter deixado claro que as mulheres NÃO podem por não ter da parte de Deus permissão, exercer cargos de diaconisas, presbiteras, pastoras e muito menos apóstolas. Lamentável o percurso destas igrejas de hoje.


Existem muitas objeções a este ponto de vista, o de ter mulheres pastoras no ministério.



Uma objeção bem comum, é de que o Apóstolo esteja restrigindo às mulheres por que estas eram incultas (SEM estudo). Tremenda ignorância, pois em nenhuma parte de I Tm 2.11,14 se lê algo que mensione o nível de instrução de alguém, tão pouco dos homens.

Se este ponto fosse realmente importante, se a educação fosse um requisito preliminar para o ministério, a maioria dos discípulos de Jesus não teriam sido qualificados.


Bem, talvez seja por esta razão que os profissionáis pastores (teólogos) de hoje, estejam a achar-se com tanto poder ao ponto de contrariar aqueles que estiveram vivendo pessoalmente, aprendendo ao lado do messias. Tanta cultura!


Uma outra objeção, é que possivelmente estava Paulo falando só ou para as mulheres de Efesos (será que não deveriamos ignorar todo este livro então? Talvez não seja para nós, tenha sido só para a Igreja de Efesos), esta carta, a qual indicada como I Tm foi escrita para Timóteo, o responsável pela Igreja de Efesos, cidade que foi conhecida por um dito templo de uma falsa deusa grega/romana, artemisa e que aquí, nesta cidade, as mulheres exerciam um papel de grande “importância” em contra ao Senhor a favor desta besta satânica.


Mas a todo e qualquer que busque lêr esta carta, não vai encontrar nela palavras que conduzirão de nehuma maneira, adorações idólatras como meio de restrições para que estas mulheres pudessem exercer ministério.


E se fosse o caso, não estaria de alguma maneira aprovando idolatria no meio da Igreja, já que o único que não poderiam fazer era exercer autoridade ministerial dentro do culto ao Senhor Santo e Verdadeiro?


Outra objeção é que o nosso querido irmão e Apóstolo Paulo, só está falando aos maridos (já tinhas ouvido esta?) e esposas, não aos homens e mulheres em geral. No Grego, as palavras de I Tm 2.11,14 poderiam referir-se sim AOS esposos e esposas, mas o significado básico destas palavras são e SEM lugar a dúvidas, homem e mulher.


Adcionalmente, estas mesmas palavras em grego são utilizadas nos versículos 8,10. Assim levantaria umas perguntas, só os esposos devem orar en todo tempo, com mãos santas, SEM ira e SEM contenda (8)? Só as esposas devem vestir-se con roupa decorosa, com pudor e modéstia, ter boas obras e adorar a Deus (9,10)?


Com certeza que estes ensinos e práticas devem te-los tanto o esposo como a esposa. Estes versos, claramente fala dos homens e mulheres em geral. Não apenas dos esposos e esposas como membros independentes.


Todavia, outra abjeção frequente a essa falsa interpretação e ensinos que permitem e aprovam mulheres que exerçam autoridades que de Deus não lhes foi dada, está en relação com Mirian, Débora, Hulda, Priscila, Febe e algumas outras. Aquí vamos entrar em raras exceções, vocês se lembram do que vos Falei no inicio sobre regras e exceções? Muito bem.


Mulheres que tiveram e mantiveram posições de lidaranças na Biblia.


Comecemos pelo óbvil, vejamos alguns fatores de significancia:


Mirian - sua única conexão com a líderança foi a fato desta ser irmã de Moisés e Arão.


Débora - ela foi única Juiza em meio a 13 Juizes homens.


Hulda - única profeta mulher entre sabe-se-la a realidade do número de profetas homens mencionados nas Sagradas escrituras.


No livro dos Atos, encontramos no capitulo 18, Priscila e Áquila, os quais são apresentados como ministros fiéis de Cristo vindo o nome Priscila em primeiro, e isso, que indicará?


Já reparastes o quanto é grande o número de irmãs casadas e que são muito mais dadas à Obra que seus esposos? Isso é, pois e Biblia como Palavra de Deus, do Deus Vivo, não pode contradizer-se, logo, não dirá uma coisa aquí e outra ali.


Essa passagem, indica que ela, Priscila, era mais prominiente nos trabalhos do Reino de Deus do que seu esposo Áquila.


Em nenhuma parte da Biblia, iremos encontrar descrições que mostre Priscila participando em alguma atividade ministerial que está em contradição com I Tm 2.11,14.


Priscila e Áquila, levaram a Apolo até sua casa e explicando-o as Sagradas Escrituras, o discipularam (At 18.26).


Quanto à Febe em Rm 16.1 - ainda que pareça que esta era como que uma “diaconisa“, em lugar de uma serva, isso só nos indica que Febe foi uma professora na Igreja, “Apta para ensinar ” é un qualificativo dado para os Presbíteros, mas NÃO aos diáconos (I Tm 3.1,13 - Tt 1.6,9).


Quanto AOS Presbíteros (ou Anciãos em algumas traduções), Bispos, Diáconos, são descritos como “maridos de uma só mulher” e não esposas únicas de algum marido. Homens cujos filhos criam, homens que sejam dignos de respeito. Ainda por cima, em I Tm 3.1,13 e em Tito 1.6,9 vemos ali, quando estudando, que os pronomes masculinos são utilizados exclusivamente para referir-se AOS Presbíteros, Bispos e Diáconos.


Logo, se falarmos de Atalia e Jezabel …, melhor não.


A estrutura do texto em I Tm 2.11,14 deixa bem clara a razão estabelecida.


O verso 13 começa com o “porque” e da logo o “motivo” do qual Paulo fala nos versículos 11 e 12.


Porque que as mulheres não devem ensinar ou ter autoridade sobre os homens?


Porque: “ Adão foi formado primeiro, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, conduziu a todos à transgreção”. É que não tem outro motivo ou outra razão, e esta é mais que suficiente, visto que foram apontadas pelo Criador. Deus criou primeiro ao homem e depois à mulher a quem o homem Adão chamou Eva a fim que fosse ela uma ajuda capaz ao lado de seu esposo Adão.


Esta ordem da criação, tem sua aplicação universal na humanidade quanto à familia, o que se poderá ver e confirmar em Ef 5.22,23 e na Igreja claro.


Logo, o fato de que Eva fora enganada, também se dá como razão para que as mulheres não sirvam como ministras nas Igrejas de Cristo, exercendo autoridade sobre o homem.


Logo, é um motivo que conduz a muitos a dizer que as mulheres não devem ensinar por serem facilmente enganadas.


Pode que este conceito seja discutível, mas se as mulheres são enganadas com muita facilidade, porque se lhes permitiria ensinar AOS filhos, sendo estes mesmos, terrivelmente sujeitos a enganos?


Pois, não é o que nos diz o texto.


As mulheres não devem ensinar ou exercer autoridade espiritual sobre os homens de Deus porque Eva foi enganada. Como resultado, Deus determinou: A mulher não permito que ensine.


Todavia, as mulheres superam em dons de hospitalidade, misericórdia e (lembrai-vos de Priscila) ajudas diversas. Muito do Ministério de uma Igreja local, depende do grande valor que todavia, o Senhor deu às nossas Esposas.


Nossas mulheres não estão restringidas se não para o ensino e ministério hierárquico. Elas estão devidamente preparadas para (junto e com permissão do seu cônjuge) dedicarem-se em oração (I Co 11.5), jejum, Dons Espirituais (I Co 12) no geral, sim, claro que a todas estas maravilhas as nossas esposas podem e devem ter ou viver, a final, não seremos nós os homens, nada sem elas ao nosso lado.


Assim, como nós os homens, as mulheres estão chamadas a conduzir a outros, para testemunhar pelos frutos do Espírito (Gl 5.22,23) e até mesmo proclamar o Evangélio aos perdidos (Mt 28.18,20 - At 1.8 - I Pe 3.15).


Sim, Deus ordenou que só os homens sirvam em posições de autoridade hierárquicas


Não por sermos necessáriamente melhores professores ou porque as mulheres sejam inferiores ou mesmo de inteligência inferior (o que não vem ao caso). Ora, da mesma meneira que o Senhor diz que a mulher passaria a dar à luz com dores e que a terra passaria a estar a amaldiçoada pelo pecado, também por sua ação no Édem, a mulher não tem da parte de nosso Deus permissão para exercer autoridade sobre o homem.


Agora, em nossos dias, está por aí um certo espirito o qual denominam como “santo” (do pau oco), o qual está na maioria dos “servos de deus” e que está mudando a meneira de entender ou como dizem, interpretar a Biblia. Este está em todo o mundo, sociedades, povos e nações, tirando o homem do lugar que Deus o colocou, para dar-lo à mulher. Isso contraria as verdades bíblicas.


E já não tem muito mais o que falar, a Biblia o já tem dito tudo. É simplesmente a meneira a qual Deus designou para que a sua Igreja, o corpo de Cristo, o Templo do Espirito Santo funcione. Logo, nós os homens de Deus, devemos ser exemplos fiéis na lidarança espiritual.


Devemos viver o que ensinamos, devemos saber que o verdadeiro Obreiro chamado por Deus mesmo, não está neste mundo para se enriquecer com as gorduras das ovelhas que nem a ele pertencem, estamos aquí para cuidar, servir, zelar pelo bem-estar das ovelhas, conduzindo-as às verdades de Deus para que estas possam caminhando, chegar até ao arrebatamento em plena saúde espiritual.


A autoridade que cabe às mulheres, está no servir ao seu marido que por sua vez, serve ao Senhor, apoiando-o em tudo no que faça (falamos de servos chamados por Deus). Às nossas esposas, as anima a própria Biblia, que ensinem a outras mulheres (Tt 2.3,5).


Hei, no lugar de resmungar (porque resmungar é pecar), porque não vais orar e estudar a Biblia baixo a direção do Espirito Santo?


Tão pouco existe alguma restrição a que as mulheres não devam ensinar as crianças. Como o já temos mostrado ao largo desta postagem, a única atividade a qual está a mulher proibida pela própria Palavra da Vida, é ensinar ou exercer autoridade espiritual sobre os homens.


Isto, mais do que claro, lógico, proibe a que qualquer mulher, debaixo de qualquer argumento exerça pastoreado (Gl 1.8).


Logo, como também já o temos mostrado, de maneira nenhuma, esta decisão de Deus faz à mulher menos importante (ou o que seramos SEM nossas esposas), mas as coloca em posição de ao nosso lado, realizar todo o trabalho que não seremos capazes estando sós, a final, para isso o Senhor as formou e capacitou.


MARANATA.

Sem comentários:

O Verdadeiro Testemunho

Adorando ao Senhor

Olá amados, que a Sabedoria da parte do Nosso Deus Trino possa conduzir nossas vidas cada vez mais perto da Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e de forma a que possamos desfrutar do total Amor do Pai afim, afim de podermos através da infinita Comunhão com nosso Deus Espírito Santo viver dentro da Boa, Agradável e Perfeita Vontade de Deus para nossas Vidas.



Que nunca baixe ao nosso esquecimento que Deus, o nosso Soberano Deus Todo Poderoso tanto nos Amou que trabalhou em todo um projeto afim que sejamos sempre seus filhos amados.

Há momentos que aplicamos muito do nosso tempo e vida buscando uma maneira fácil para, ainda que por pouco tempo, consolar-nos e é quando nos damos conta do tanto que nos temos afastado do Senhor buscando nossos próprios interesses.

Vivendo muitas vezes longe dos nossos, e por ocasiões como em forma de alguma vingança, nos colamos a como se diz: Aproveitar a vida, quando em verdade a estamos jogando fora.

Desejamos convidar os amados em Cristo para que possam juntamente conosco, fazer este comunicado conhecido - sendo um matrímonio de Missionários Assembleanos, mas indenpendentes, estamos em Barcelona - Collblanc, España, começando um trabalho o qual é para a Glória do nosso Soberano Deus.

Lugar escolhido pelo Senhor para ali (aquí), também levantarmos uma parte do Corpo de Cristo, onde ensinamos a Verdadeira Palavra do Senhor nosso Deus, pelo qual contamos com vossa colaboração para com este trabalho a Deus.

Querendo ainda aproveitar a oportunidade, convidamos a todos que venham conhecer um pouco mais sobre nós e sobre a visão que temos da parte do Senhor visitando as postagens que temos colocado neste e nos demais Blogs que temos gerido, dos quais fazemos menção ja aqui ao lado.

E que o Senhor vos abençoem fazendo de cada palavra lida por vocês neste espaço, um verdadeiro alimento a vossas almas.

A todos os que podem, fazer conhecer este anúncio, que assim seja.

Amém


  ©Template 'Gris' by Super DicaSSS - 2010

TOPO