Parte 2 - Ensinos sobre o
Deus Espírito Santo
Quem realmente é o Espírito Santo?
João 16.13, 14 - 16.7
A IMPORTÂNCIA DO FILHO
Nós não podemos esquecer do Pai nem do Filho mas temos que entender que nossa comunicação com o Pai e com o Filho não é possível (Ef. 2.18) completar-se sem o Espírito Santo.
Segundo o texto de II Co 13.14 podemos observar a unificação dos três em um só e daí tirarmos umas conclusões:
Sabendo que ao Pai devemos orar e em nome do Filho, e que temos o amor do Pai e a graça do Filho o que fazemos com o Espírito Santo e o que alcansamos dEle?
Pois bem, vejamos o que sucede:
Se ao Pai oramos em nome do Filho, o Espírito Santo, devemos ter com Ele comunhão, pois Ele é o que comunica e tem comunhão conosco.
A COMUNHÃO
Más afinal, como podemos ter comunhão com o Espírito Santo e não com o Filho e com o Pai?
O Espírito Santo, uma vez que temos com Ele comunhão, e isto é a vontade do Pai manifestada no Filho, está em nosso meio para ajudar-nos com nossas orações ao Pai e ao Filho.
O Espírito Santo é o nosso amigo pessoal que nos ajuda a manter nosso contacto com o Pai em nome de Jesus, uma relação de intimidade com o Pai perdida no Jardim do Éden por Adão.
As vezes temos dificuldades em entender o que é realmente uma comunhão, busquemos entendê-la, entre os dois pedidos que citaremos a seguir, qual deles mostrará mais comunhão com o seu servente?
“João“, por favor, podes buscar-me o café-da-manhã? -- Pedido
“
José”, por favor, podes tomar o café-da-manhã comigo? -- Intimidade, comunhão
Uma verdadeira comunhão refletirá sempre amor e amizade, respeito e nunca pedidos egoístas - o amigo íntimo é o que está sempre presente, tudo o que fazem, fazem-no juntos, sempre observando o bem-estar um do outro.
Quando nós e como nós não sabemos o que falar com Deus Pai, Deus Espírito Santo estando conosco, sendo nosso amigo íntimo, nos ajuda com nossas orações (Rm 8.26,27).
O MESTRE
Ainda como conclusões finais de nosso pequeno estudo sobre quem é e o que faz e como faz o Deus Espírito Santo, devemos ler I Co 2.12,13.
O Espírito Santo é o grande e único Mestre da Palavra de Deus e Ele como ensinou e ensina os verdadeiros servos do Senhor, também nos ensinará a falar.
Por isso não devemos nos preocupar com o que haveremos de dizer quando levados pelo Espírito Santo a pregar ou ensinar a vontade de Deus por meio de sua Palavra.
A DISTINÇÃO
Como podemos distinguir a distinção do Espírito Santo, do Pai e do Filho?
Quando Estavão era apedrejado só pode ver o Pai e o Filho que estavam no céu porque EU estando nele (em Estevão) At 7.54,56.
Estando em comunhão e intimidade com Estevão pude proporcionar-lhe esta aproximação (visão).
Reparemos que Jesus sendo homem, sendo Deus, nunca trabalhou sem a presença e a ajuda do Espirito Santo com e nEle: Lc 4.18
O que acorreu quando nosso querido e Salvador Jesus Cristo, despoís de sua resurreição, regresó ao Pai?
De um momento ao outro, de repente …, os discípulos tinham uma comunhão tão particular e segura com o Espirito Santo que até mesmo suas formas de falar aviam mudado. Temos relatados textos nos quais dizeram: … o Espirito Santo e nós somos testimunhas da resurreição do Senhor …
O Espirito Santo se tornou parte de cada ação de cada um deles. Mantinham uma comunhão juntos no trabalho para o Senhor.
TRABALHANDO PARA CRISTO
Que tinha Paulo que o deu forças para suportar seu sofrimento ou o que tinha Pedro que até sua sombra curava? Não estou falando de Samuel, de Davi, de Elias, Eliseu, Jeremias, Isaias, de Moises, Josué
…
CONTINUAREMOS NA PRÓXIMA POSTAGEM
MARANATA
Sem comentários:
Enviar um comentário