Por mais que nós Pais, nos esforcemos, nossos filhos sempre vão viver diferentes do exemplo de vida que tentamos apresentar ou oferecer a eles, ainda que seja pequena ou pouca essa diferença. Pois é, não foram diferentes os filhos de Adão e Eva.
Vejamos então o que temos hoje.
É muito raro ou mesmo impossível um par de irmãos que nunca tenham brigado, contudo, a maioria destas discurssões acabam fortalecendo e aperfeiçoando a relação de familia entre os envolvidos. Todavia, sabemos que está com o ser humano, enquanto este esteja vivendo dominado pela sua natureza de pecado o orgulho próprio, coisa esta que não deve existir no servo de Deus nas proporções erradas, porque isso o impediria de humilhar-se a fim de engrandecer o seu Criador, pelo menos, não deve existir de forma anormal, de forma que controle o homem e não seja por ele controlado, o homem tem que dominar seu ego.
Este orgulho é o que leva uma pessoa a estar sempre buscando esconder sua incapacidade detrás de desculpas sem pé e sem cabeça, muitas vezes, mesmo mentindo para incobrir e não assumir seu erro. Tal comportamento, repele a presença de Deus desta pessoa a qual uma vez a disposição dos inimigos, acabará sucumbindo à morte que é consequência de seus pecados (actos).
Isso foi o que sucedeu com Caim.
Caim não soube confiar no Senhor e descarregou sobre seu irmão toda sua fúria. Quem não aprende a confiar no Senhor, algo que só é possivel ao verdadeiro nascido de novo por meio da Água e do Espírito, acabará sendo condenado como Caim o foi.
A maneira como morreu Abel, filho de Adão e Eva, depoís que sairam do Jardim, nos mostra o quanto pode ser mal o Orgulho desordenado do ser humano. Sendo o segundo filho do casal (depoís que sairam do tempo de Deus), o primeiro a reconhecer e obedecer ao Senhor. Pode que foi o tipo de irmão que todos dízem querer ter um, mas quando nasce, todos o quer fora de suas vidas por causar-les ciúmes como foi o caso de José.
Seu desejo em Adorar a Deus e servir a Ele (estamos falando de Abel) incomodou muito a seu irmão. O Senhor não deixou nada que reflita algum tipo de sentimento por parte de Abel, contudo, poderiamos talvez dizer que não seria bobo, certamente sabia reconhecer o tipo de sentimentos e reações que Caim tinha sobre ele. É normal que irmãos e irmãs conheça sentimentos e comportamentos e mesmo detalhes da vida uns dos outros, mas ainda assim, Abel confiou no seu irmão, nunca quis acreditar que seu familiar lhe ia fazer algum mal e aceitou ir junto ao campo.
Sabemos algo sobre uma certa oferta a Deus por parte dos dois filhos de Adão, e sabemos ainda que Deus respondeu a olhos nús à oferta de Abel e não fez o mesmo com ou para com Caim, coisa que feriu seus sentimentos (aproveitando assim o inimigo para minar-lhe o coração) contra seu “oponente”.
Deus é Deus de detalhes, devemos ter o cuidado de fazer como Abel, colocar como sacrificio a Deus o que Ele sim nos tem pedido e como Ele o quer. Certamente Caim sabia o mesmo que Abel, podería ter comprado ou mesmo pedido a seu irmão Abel um de seus animais para o sacrificio, mas não, como muitos hoje que dízem estar Deus preocupado só com o interior do homem e com sua intenção, deixando de obedecer aos verdadeiros ensinos do Senhor, Caim fez o que quis e como quis ele mesmo como homem natural, o que a ele era bonito e gostoso, vistoso aos olhos e agradável ao corpo. De isso quis ele oferecer a Deus.
Amados no Senhor, não sejamos como Caim, que sendo humano en toda sua maneira de ser carnal, não soube agradar a Deus, mas, tenhamos o exemplo de Abel, não deu crédito ao seu próprio coração, mas realizou o que o Senhor queria. Ainda que não nos valorizem neste mundo, realizemos, deiemos ao Senhor nossas vidas em sacrificio vivo, deixando de viver com o mundo e como quer o mundo, o qual vem conduzindo seus escravos ao inferno. Deixemos de querer agradar a esta sociedade corrupta pelo pecado e aproximemo-nos da verdade pela Palavra do Senhor.
Este homem valoroso, é mencionado na Palavra de Deus em muitas passagens, o encontramos em Mt 23.35 - Hb 11.4 - Lc 11.51 - Hb 12.24 e logo toda sua história está em Gn 4.
Abel foi o primeiro herói da Fé, o primeiro Pastor e o primeiro Mártir, nasceu fora do Édem e tinha por Irmão Caim e Adão e Eva por Pais.
Saibamos jogar fora nosso orgulho bobo e deixemos de nos desculpar buscando como esconder nossos erros. Entreguemos ao Senhor estes erros e deixemos que Ele nos capacite para, então, como novas criaturas, sermos não mais servos, mas filhos de Deus. Então, agora o conheceremos de perto por ser nosso Pai.
Que o Senhor vos abençoe a todos.
MARANATA
Sem comentários:
Enviar um comentário