INTRODUÇÃO
Hoje, lhes deixaremos
uma breve introdução ao livro de Levíticos, já que em breve estaremos
terminando as postagens de Êxodo e então, seguiremos com o terceiro livro da
Biblia em Español.
A tradição judia designa o terceiro livro do
Pentateuco com o nome de Wayiqrá (que significa: E chamou), seguindo o costume
de nomear os livros da Bíblia com a palavra que está no começo do texto. A
versão grega do Antigo Testamento (LXX), em troca, lhe dar o
nome de Levítico (Lv). Este término, sem
ser de todo adequado, indica algo do conteúdo do livro, já que este inclui,
entre outros aspectos, um conjunto de prescrições destinadas a regramentar o
culto que o povo Israelita rendia a Deus. Portanto, o livro de Levítico pode
considerar-se como uma espécie de manual destinado aos levitas ou membros da
tribo de Levi, que eram os encarregados de celebrar os ofícios sagrados no
templo de Jerusalém.

O livro se divide em
várias seções, cinco para sermos específicos. A primeira que vai até o capítulo
sete, estabelece como deveriam oferecer as distintas classes de sacrifícios.
Por meio da oferta que se queimava sobre o altar, estes sacrifícios expressavam
simbolicamente o total sometimento e a adoração devida ao Senhor, que é o único
Criador de tudo quanto existe. Ademais, segundo as necessidades das pessoas e
de toda a comunidade, os sacrificios se ofereciam também em ação de graças,
para entrar em comunhão com Deus e para obter o perdão dos pecados.
A segunda seção,
ocupa os capitulos oito, nove e dez, esta segunda seção que em parte é
narrativa e em parte legislativa, se refere a ordenação dos secerdotes. Ali se
relata como Moisés cumpriu as instruções dadas pelo Senhor, e podemos
confirmá-lo no capitulo vinte e nove, deixando assim estabelecido o sacerdócio
levítico como uma das instruções fundamentais do antigo Israel. Também se faz
referência aos ritos de consagração e ao simbolismo das vestiduras sagradas,
que expressavam de maneira concreta o sentido, o caráter e o papel do
sacerdócio no culto do antigo pacto.
A terceira parte que
vai do capitulo 11 ao 16 está consagrada à distinção entre o puro e o impuro, e
às maneiras de recuperar o estado de pureza cada vez que houvesse contraído
alguma impureza legal. Esta seção culmina com o solene ritual da expiação, no
chamado Dia do Perdão que no hebraico é Yom Kipur.
A continuação vem da
chamada “Lei de santidade”, do capitulo 17 ao 25, e esta seção constitui, por
assim dizer, o coração de Levítico. Esta seção contém algumas prescrições
relativas ao culto, mas o que mais se destaca são as normas para uma forma de
vida cimentada na santidade, na justiça e no amor fraterno.
Por último, o livro
se fecha com uma série de bênçãos e maldições (cap. 26) e com um apêndice acerca das coisas consagradas ao Senhor (cap. 27).
A primeira vista,
Levítico pode parecer um livro árido e de escasso interesse para o cristão.
Tem-se a impressão de que suas prescrições não são nada mais que a expressão de
um ritualismo puramente exterior e já superado. Todavia, debaixo de sua
carapaça um pouco dura, se encerra uma mensagem do mais alto valor religioso.
Todo o livro, em efeito, está dominado pela ideia da santidade. O Senhor, Deus
de Israel, é um Deus santo e quer para si um povo santo: Fala a toda a
congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o
SENHOR vosso Deus, sou santo. - Lv 19.2
Por isso, todas as
observações que se prescrevem têm como finalidade fundar sobre a terra, em meio
das nações pagãs, um povo consagrado inteiramente à adoração e ao serviço do
verdadeiro Deus. Um povo que apesar de viver no meio de pessoas irregulares,
não se misturam e cumprem sempre o desejo do seu Senhor, refletem o Amor e
Propósito de seu Deus para com a humanidade.
Por essa mesma razão,
o Senhor não se limitou a estabelecer as cerimônias com as que queria ser
honrado por seu povo, senão que, tambêm pôs em manifesto o que significava
levar uma vida santa no campo individual e social. E como esse povo era pecador,
lhe deu nos sacrifícios e nos ritos de purificação um meio para expiar os
pecados e eliminar as impurezas.
Sin embargo, não
deixa de ser verdade que Levítico, nas disposições relativas ao culto, se
refere sobre todos os aspectos exteriores e rituais. Por isso, se recomenda que
também possais lêr-lo junto com outros textos do AT os quais insistem nas
condições indispensáveis para que os sacrifícios e as cerimônias religiosas
sejam realmente agradáveis a Deus, por exemplo? Sl 15 e 51 -Ec 5.1 - Is 1.10,20
- 58.1,12 - Os 6.6 - Am 5.21,24 e Mq 6.6,8.
Tem que ter presente,
assim mesmo, que o cerimonial religioso do antigo Israel, como disse a carta
aos Hebreus, era somente uma sombra dos bens que haviam de vir, veja: PORQUE tendo a lei a
sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos
sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a
eles se chegam. - Hb 10.1
Por isso, os
sacrifícios do antigo pacto adquirem seu verdadeiro sentido quando se analizam
à luz do único sacrifício redentor, oferecido por Cristo na cruz: Cristo entrou
no santuário, já não para oferecer o sangue de cabritos e bezerros, senão seu
próprio sangue. Entrou uma só vez e para sempre, e obteve para nós a salvação
eterna.
Nem por sangue de
bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário,
havendo efetuado uma eterna redenção. - Hb 9.12
Veja um resumo das
divisões em títulos:
I – O
ritual dos sacrifícios (1-7)
II –
investidura dos primeiros sacerdotes (8-10)
III –
Do puro e o impuro (11-16)
IV – A
lei da santidade (17-26)
V –
Apêndice (27)
Que esta introdução
possa ajudar-te a entender melhor o desenrolar do livro de Levítico.
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