O que podemos realmente falar de Deus?
Nesta edição vamos falar sobre atributos de Deus, do Deus vivente, Santo, justo, fiel e verdadeiro. O meu Senhor.
Claro que tudo o que escrevemos neste espaço, terá completo fundamento Bíblico quanto às conclusões, logo, este assunto não é diferente. Cremos que existe um ser Todo Poderoso o qual chamamos Deus, como principal dos principais de todas as primicias, e por isso, poderemos então proceder a mencionar as razões que fazem a este ser, Deus único e diferente a todos os demais supostos deuses nos quais crê o ser humano pagão. Certamente será necessário que apresentemos qualidades deste ser que só poderão pertencer a Ele e de tal forma se destaque por elas que nenhum dos demais se assemelhe a Ele.
Estamos certos que todos os atributos os quais mencionaremos neste texto, pertencem unicamente ao Senhor nosso Deus e uma vez expostos, servirão para mostrar como é único em sua classe e por tanto, SOBERANO.
Começaremos com as determinações Bíblicas, mas antes, vejamos o significado ou a definição de atributos: Caráter, natureza, constituição, personalidade, qualificação e características.
Visto o significado, vejamos as descrições Bíblicas indicadoras dos atributos do Senhor? Atenção pois é necessário indicar que a característica de Onipresença a qual só o nosso Deus a tem, diz a verdade que: Deus está em todo lugar e momento, mas não está como alguns querem ensinar falsamente, não está em todas as coisas nem se confunde com nenhuma (Panteísmo).
Eternidade - Deus, o nosso Deus, não teve, não tem principio nem fim, nem mesmo sucessão de tempo - Gn 21.33 - Sl 90.2 - não significa que o tempo como o conhecemos seja irreal para Deus, afinal, Deus o preparou para a nossa existência neste mundo, no entanto, o Senhor reconhece a sucessão dos feitos (atos) e de forma a que tanto o passado, o presente e o futuro estão vividamente presentes para Ele.
Único - Deus é o Deus - Dt 6.4
Infinito - Deus não está limitado - I Rs 8.27 - At 17.28
Oniciente - Deus tem conhecimento de tudo, nada lhe estará nunca oculto, o possivel, o futuro e o real - Mt 11.21
Verdadeiro - Acordo consistente com tudo o que Deus é, diz e faz - Jo 14.6
Justo - Sem ecepção de pessoas, perfeição moral - At 17.31
Soberano - Deus, o meu Deus é o soberano reitor do universo - Ef 1
Amor - Deus busca o bem mais elevado no exercício da sua vontade - Ef 2.4,5
Imutável - Deus é o mesmo, ontem, hoje e eternamente - o homem tem mudado e ensina que a palavra de Deus tem mudado com os tempos (mentira, obra de satanás), mas não é assim - Tg 1.17
Santo - Nele não existe mal, nenhuma classe de impureza - I Jo 1.5
Onipotente - Deus todo poderoso, tudo pode, nada lhe é impossível - Ap 19.6
Querem mais? Todas estas características são únicas e só pertencem ao Senhor meu Deus, a Biblia nos introduz a este ser, a este Deus que possui os antes mencionados atributos. A Biblia ensina que este Deus Todo poderoso, o Deus de Israel, tem nomes pelos quais se tem dado a conhecer, vejamos:
Nomes que encontramos na Biblia Sagrada os quais são dados ao próprio Deus, nomes primários no Antigo Testamento:
Jehová o Yahweh (YHWH) - Existe por ele mesmo - Ex 3.14a - E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. - O nome usado para relacionar o verdadeiro Deus com o seu povo, quando se usa, se coloca em releve a Santidade do Deus Vivente, seu ódio ao pecado e seu amor pelos pecadores. O Senhor.
Elohim - O forte. Se usa com referência ao Deus verdadeiro com relação ao universo e, aos deuses pagãos. É uma expressão plural intensivo e deliberativo - Gn 1.26 - uma expressão que apesar de não expressar a trindade, induz preparando convenientemente para a revelação desta.
Este nome, sua expressão, seria semelhante ao Antigo Testamento, que da forma como tinha a finalidade de preparar-nos para reconhecer e receber a Cristo, o nome, a expressão Elohim prepara para o reconhecimento de um Deus Trino. Da mesma forma que, para reconhecer e receber a Cristo, tivemos que ser preparados, ensinados (Antigo Testamento), para reconhecermos e aceitarmos a Trindade, necessitamos conhecer primeiro Elohim.
Adonai - Senhor. Usado tanto com referência a Deus como a homens e, indica a relação de Amo-criado, soberanía e governo (controle o poder autoritativo).
Bem, temos citado os nomes simples, primários encontrados no Antigo Testamento, ora, seguiremos no Antigo Testamento, mas agora, com nomes compostos,
O primeiro nome composto que lhes vamos apresentar, ainda que sabemos que não será em geral desconhecido o assunto, é Elohim.
"ELOHIM" :
El Elyon - O Altíssimo (o mas forte entre os fortes, Isaías 14.13,14).
El Roi - O forte que vê. Gênesis 16.13.
El Shaddai - O Deus Todo-suficiente, o Todopoderoso. Gênesis 17.1,20.
El Olam - Deus Sempiterno. Isaías 40.28.
"JEHOVA":
Jehová-Jireh - O Senhor proverá. Gênesis 22.13,14.
Jehová-Nissi - O Senhor é minha bandeira ou estandarte. Êxodo 17.15.
Jehová-Shalom - O Senhor é Paz. Juízes 6.24.
Jehová-Sabbaoth - O Senhor dos exércitos. I Samuel 1.3.
Jehová-Macccadeshcem - O Senhor, teu santificador. Êxodo 31.13.
Jehová-Raah - O Senhor é meu Pastor. Salmo 23.1
Jehová-Tsidkenu - O Senhor é nossa Justiça. Jeremías 23.6.
Jehová O Gmolah - O Senhor de Recompensa. Jeremías 51.56
Jehová-Nakeh - O Senhor golpea (Castiga). Ezequiel 7.9.
Jehová-Shammah - O Senhor está presente. Ezequiel 48.35.
Jehová-Rapha - O Senhor teu sarador. Êxodo 15.26.
Ainda que alguns dos nomes apresentados mostram formas nas quais Deus se Revelou à humanidade, também a Biblia nos mostra formas de manifestações que tem a ver com o propsósito ou trato de Deus para com o homem.
No Antigo Testamento, Deus se revelou a seu povo e a seus servos os profetas como Jehová. Sempre que Deus apareceu fisicamente aos homens no Antigo Testamento, o fez tomando forma de homem (epifanía), mas só por momentos curtos e a pessoas específicas.
Vejamos:
Como o Criador de tudo – Gênesis 1.1 - 3,25
Sendo o Criador do homem – Gênesis 1.27
O Salvador - Salmo 23
O Libertador - II Samuel 22.2 - Salmo 18.2 - Salmo 146.7
O Redentor - Salmo 19.14 - Jeremías 50.34
O Pastor - Salmo 23
Ora, como tem sido então no Novo Testamento? No Novo Testamento Deus se revelou a toda a humanidade através de seu próprio Filho. Foi através de Jesus Cristo, o homem, o meio que escolheu o Pai para dar-se a conhecer a humanidade, já que Deus tal como é (Espirito), ninguém o tem visto nunca. Jo 1.18 - Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.
Podemos chegar a crer que as vezes em que Jehová apareceu a seus servos no Antigo Testamento, foi Jesus não revelado quem fez ato de presença, na pessoa do anjo de Jehová ou como um varão. Josué 5.13,14 - E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?
E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?
O Criador de tudo - Jo 1.1,3
O Salvador - Mt 1.25
O Libertador - Rm 11.26
O Redentor - Gl 3.13
O Guiador - Mt 2.6
O Pastor - Jo 10
Bem, durante o tempo da Igreja, depois de finalizar o Ministério e a Aparição de Jesus Cristo na terra, Deus agora se manifesta e relaciona com a Igreja através da pessoa do Espirito Santo.
O Consolador - Jo 14
O Selo - Ef 1
O Guiador - Rm 8.14 - Gl 5.18
O Guardador - II Tm 1.14
É muito importante que desejemos e nos esforcemos a ler a Biblia e logo, buscar comunhão com o Espirito Santo para que por Ele, entendamos a Boa, Agradável e Perfeita Vontade de Deus aos homens.
Que o Senhor rica e poderosamente abençoem seus escolhidos.
MARANATA
Sem comentários:
Enviar um comentário