Neste espaço, nos tem o Senhor levado a falar sobre aqueles que foram exemplo para o seu povo no passado e que segue sendo-o hoje para nós, mas sabemos que entre todos os exemplos que temos da parte do Senhor por meio de sua Palavra, nem todos são agradáveis, mas sim, que todos são para nosso bem.
Busquemos dar ouvidos à voz do Espirito Santo para que a Apostasia não amadureça dentro de nossos corações. Esse é o pecado que pode conduzir-nos ao nosso próprio desprecio por parte do nosso Deus Espírito Santo, e depois, já não valerá a pena chorar.
Recordemo-nos do texto de Hb 3.15 - Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
Mesmo sendo Ló um homem rico e influente (Gênesis 13.5,6 - E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.
E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos.), as Escrituras não registram o nome nem qualquer outra informação sobre a raça ou a família de sua esposa.
Pelas indicações que temos, no entanto, não haveriam motivos que levaria falar que sua mulher era materialista e mundana se estivéssemos vivendo a alguns anos atrás, más como o Ecumenismo, aquele de quem todos diziam mal e que deveríamos ter muito cuidado para não o aceitarmos (pensando que a união entre os evangélicos e as religiões pagãs, seria apenas de forma corpórea, ou seja, que todos estariam reunidos em um só templo), já tomou posse das Igrejas sem excessões …, aquí estamos.
Com certeza, falhou na educação espiritual de seus filhos (a mulher de Ló).
Suas filhas casaram-se com homens de Sodoma e praticaram incesto com o próprio pai (Gênesis 19.32 - Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.).
Mas ainda assim a esposa de Ló não precisava morrer. Foi-lhe oferecida uma escolha - reconhecer e obedecer para viver ou desobedecer e morrer na busca dos prazeres deste mundo.
Não sabemos onde Ló a conheceu nem onde se casaram, mas sabemos que tiveram duas filhas (Gn 19.16 - Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.). O sequestro da família deve ter incluido sua esposa, e ela provavelmente estava entre as pessoas resgatadas por Abraão, pois “trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele e ainda as mulheres, e o povo” (Gn 14.16 - E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.). Isso significa que ela talvez tenha ouvido o testemunho de Melquisedeque em Gn 14.19,20.
Bem, em outras palavras, ela estava muito bem informada sobre o Senhor e sobre seu trato com Abraão.
Mas o estilo de vida de Sodoma a influenciara fortemente. Como estaremos vivendo, temos ouvido e visto muito do Senhor, mas estaremos debaixo da influência de qual dos Espíritos?
Sodoma era uma cidade sofisticada, que oferecía uma variada gama de oportunidades culturais. A imoralidade tinha alcançado o mais baixo estado de perversão sexual, tanto que nosso termo “sodomizar” deriva-se do nome daquela cidade, logo, é um estado de vida muito comum, diria mesmo que, é precisamente o estado que vivemos de novo nestes dias, estado no qual viviam Sodoma e Gomorra, perversão sexual generalizada.
Ló, chamado de “homem justo”, parecia também amaranhado na fascinação e influência da cidade (II Pe 2.7,8 - E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis
(Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras injustas);). Ele escolheu criar sua família em Sodoma, mesmo conhecendo a fama de depravação da cidade.
Ainda assim, o Senhor mandou mensageiros para resgatar essa família de suas escolhas destrutivas, mas alguns dos seus Membros não deu importância a essa oportunidade que o Senhor Deus justo e Santo lhes havia dado - tens dado você importância às oportunidades que tem o Senhor te dado ou te tens deleitado nos prazeres desta carne gorda ?
Deus queria salvar a esposa de Ló. Mandou anjos para avisá-la, escoltá-la e, finalmente, arrancá-la do perigo. Não se sabe se ela compreendeu totalmente o que ia acontecer com Sodoma, mas ser guiada por anjos naquela situação certamente chamou sua atenção para alguma coisa sobrenatural que aconteceria ali.
Poderíamos como você, estar aproveitando essa que chamais vida, más da nossa parte, sabemos que tudo isso passará e que logo estaremos no céu com o Todo Poderoso, e você, para onde vais?
A destruição começou, de fato, com um violento terremoto, que ateou fogo nos gases e no enxofre. Brasas caíam ao seu redor. Mesmo tendo seguido seu marido para fora da cidade, ela estava com o mesmo problema dos israelitas que peregrinaram no deserto e, “no seu coração, voltaram para o Egito” (At 7.39 - Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram e em seu coração se tornaram ao Egito,). Da mesma forma que os israelitas, ela também foi destruída.
Quero convidar-te para que vás agora e leia a Biblia, essa que dizes conhecer e cumprir, abra em João 14.21 e leia em vóz alta, sim, em vóz alta, porque tens que ler em vóz alta? Ora, e por que não o podes fazer assim? Ler em vóz alta, tem algum poder ou alguma força que por meio do engano de convencer a que não o faças? Então leia em vóz alta em nome de Jesus em João 14.21.
A esposa de Ló personifica a clássica e sábia frase: “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o seu coração”, confirme: Mt 6.21 - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Essa é a pergunta chave desse tema, onde está o teu coração?
Jesus a usou como exemplo quando falava sobre a pessoa que começa no caminho certo, mas olha para trás, porque não está totalmente disposta a desistir de seus velhos caminhos para seguir a Deus em obediência (Lc 17.32,33 - Lembrai-vos da mulher de Ló.
Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á.).
Agora que lestes João 14.21, uma vez mais te convido a ler, só que agora I Co 16.22 - leia esse texto e tente fazer uma simples ligação com eles, com: João 14.21 e I Co 16.22 e então responda a essa pergunta; para onde irás se o Senhor vier hoje - ao céu ou ao inferno?
João 14.21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
I Corintios 16.22 - Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata!
Amados, esse ministério tem da parte do Senhor o dever de advertir todos os que entram aquí ao que diz respeito com a vinda do Senhor Jesus Cristo, autor e consumador de nossa fé. Ele vos ama, arrependei-vos enquanto tenhamos tempo, ele vem.
Amém.
MARANATA
Sem comentários:
Enviar um comentário