Essa fase intermediária da vida, com seu rápido crescimento físico, mental e espiritual, é a época em que na maioria das vezes, o jovem começa a querer tomar suas próprias decisões.
A Bíblia traz exemplos de algumas dessas decisões, que vão desde as sábias opções que Jesus fez aos doze anos até as escolhas infelizes do filho pródigo.
Nesse período de transição, os pais vão dando progressiva liberdade aos filhos, reconhecendo que são apenas mordomos de Deus a cargo da educação de seus filhos (I Sm 1. 11 - E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
Sl. 127. 3,5 - Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. Salmos Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.Salmos Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta).
Esse "deixar ir" permite que o adolescente cresça numa atmosfera na qual pode contar com a orientação e a influência dos pais, mas também tem a oportunidade de desenvolver seu censo de responsabilidade (Rm 14.12 - De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
I Co 10.13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar). À medida que o tempo passa, o filho passará do controle paterno para o exercício do autocontrole e, finalmente, se tudo der certo, para o controle de Deus.
Durante o processo de "deixar ir", os pais do adolescente precisam lembrar que as pessoas não são iguais, pois cada um de nós foi criado por Deus como um ser único. É preciso criar cada filho ou filha com carinho e amor, estimulando cada um a desenvolver os talentos, os dons e a personalidade que Deus lhe deu (Pv 3.27 - Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo), mantendo uma disciplina que ensine aos filhos a andar nos caminhos do Senhor (Pv 22.6 - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. 27.5 - Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto), dando o exemplo de uma vida cristã, fiel e constante (Dt 6.7,9 - E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.II Co 3.2,3 - Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração), aconselhando os filhos com sabedoria e santidade (Pv 12.15 - O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.
19.20 - Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio) e cobrindo-os com as nossas orações (I Sm 12.23 - E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito).
Os adolescentes precisam compreender que estão atravessando um período de grandes mudanças em sua vida. Eles precisam se manter firmes nos valores espirituais verdadeiros que aprenderam, exercitar a paciência com eles mesmos e com os outros e ainda reconhecer que o aumento de autoridade sobre sua própria vida traz, também, a responsabilidade de honrar seus pais e futuros compromissos fazendo as escolhas certas. Deus manda que os filhos honre a seus pais e obedeçam à Palavra do Senhor em sua totalidade, não importando qual seja a idade do adolescente (Ef 6.1,3 - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra).
Esta é a Palabra do Deus Vivo para vós os que se disponibilizaram para ler esta postagem.
Que o Senhor rica e Poderosamente vos Abençoem.
MARANATA
Sem comentários:
Enviar um comentário