A oportunidade de Ester surgiu quando ela ganhou um concurso de beleza realizado com representantes de cento e vinte e sete países e províncias do Império Persa, para eleger uma rainha. Ela casou-se com Assuero (mais conhecido como Xerxes), e viveu com ele até a sua morte, treze anos depois. Ela estava casada com o rei havia cinco anos, quando Hamã conspirou o massacre dos judeus. Depois da libertação deles, Assuero, o poderoso monarca do Império Persa, teve um conselheiro judeu (Mordecai), bem como uma esposa judia.
Quem era Ester? Ester era uma bela órfã judia, que viveu na Pérsia durante a época histórica em que o seu povo estava emigrando em ondas sucessivas, de volta a Canaã, saindo do exílio babilônico. Ela, como José no Egito, e como Daniel na Babilônia, foi usada por Deus para livrar o seu povo da aniquilação.
Ela preparou o terreno para Esdras voltar a Jerusalém cerca de dezesseis anos depois, e para Neemias reconstruir os muros de Jerusalém, cerca de trinta anos depois. Aquela moça foi usada para mudar a maré da história. A sua beleza, o seu espírito de sacrifício e o seu tato tornaram-na uma arma eficiente na mão de Deus, para evitar o desastre da sua raça.
As oportunidades de Ester foram maiores ou menores do que as nossas? Como sempre, as “chances” vêm para aqueles que estão dispostos a tirar o melhor partido delas.
Hoje, a história de Ester poderia ser reescrita, mas com graça cristã em vez do desejo de vingança que vemos nos últimos capítulos. Em Cristo, podemos nos elevar a um amor que perdoa os nossos inimigos.
Como era a vida na época de Ester? Ester e o seu povo eram uma raça minoritária em uma terra estranha. Era um povo desapossado, com limitada liberdade pessoal. O soberano oriental era cruel e opressor. A existência era uma luta diária.
Como foi que Ester resolveu os seus problemas? Ela estava disposta a abandonar a sua posição – e até a sua vida – afim de salvar o seu povo (Ester 4.13 - Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus.
5.1,8 - Ester 5.1,8 - SUCEDEU, pois, que ao terceiro dia Ester se vestiu com trajes reais, e se pôs no pátio interior da casa do rei, defronte do aposento do rei; e o rei estava assentado sobre o seu trono real, na casa real, defronte da porta do aposento.
E sucedeu que, vendo o rei à rainha Ester, que estava no pátio, alcançou graça aos seus olhos; e o rei estendeu para Ester o cetro de ouro, que tinha na sua mão, e Ester chegou, e tocou a ponta do cetro.
Então o rei lhe disse: Que é que queres, rainha Ester, ou qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará.
E disse Ester: Se parecer bem ao rei, venha hoje com Hamã ao banquete que lhe tenho preparado.
Então disse o rei: Fazei apressar a Hamã, para que se atenda ao desejo de Ester. Vindo, pois, o rei e Hamã ao banquete, que Ester tinha preparado,
Disse o rei a Ester, no banquete do vinho: Qual é a tua petição? E ser-te-á concedida, e qual é o teu desejo? E se fará ainda até metade do reino.
Então respondeu Ester, e disse: Minha petição e desejo é:
Se achei graça aos olhos do rei, e se bem parecer ao rei conceder-me a minha petição, e cumprir o meu desejo, venha o rei com Hamã ao banquete que lhes hei de preparar, e amanhã farei conforme a palavra do rei.) e teve a coragem de falar quando chegou a hora, mas com tato e sabedoria.
Que problemas semelhantes aos nossos Ester enfrentou? Ester enfrentou e participou da perseguição do seu povo. Sem dúvida ela foi tentada a ficar em silêncio e escapar à vergonha ou ao prejuízo pessoal. Hoje em dia, os jovens cristãos não gostam de ser escarnecidos ou encarados como “diferentes”. Todos nós enfrentamos uma crise, mais cedo ou mais tarde.
Ester era uma jovem que surgiu em uma emergência.: Vivendo em um País onde ela e os seus não passavam de meros imigrantes, Ester vivia uma constante humilhação, sendo ela diferente de todas as demais porque servia ao Senhor e respeitava aquele que a criava, Ester teria certamente e SEM dúvida alguma, as mesmas pressões que as nossas jovens crentes têem hoje, digo as verdadeiras servas do Senhor, porque uma grande parte já se tem entregado AOS cuidados dos sentimentos.
Sim, quando estudamos a vida de Ester vivendo ela na famosa Babilônia da época, vemos que certamente sofria uma grande pressão para ser como as demais: SEM respeito pelas outras e por elas próprias - SEM moral e pudor - Ester era tentada constantemente a deixar as doutrinas e ensinamentos do seu Senhor à fazer e ser como as demais - Criada por um parente, por que seus pais haviam mortos, ela se confrontava diariamente com um espírito de revolta, consequência da sociedade em que vivia.
Temos aquí um resumo pequeno sobre o todo que poderia se falar sobre Ester, saiba jovem, Ester venceu, sendo uma jovem como você e com uma beleza SEM igual em todo o Reino, ela não cedeu às pressões e tentações, e não penses que foi porque viveu a muitos anos ante que você, as pressões sobre jovens são sempre as mesmas, todas com a mesma intensidade.
Apesar de trabalhar de muitas maneiras contra o povo do Senhor, satanás usa sempre as mesmas armas, o homem é o que não quer aprender a se defender, deixando-se esquecer que nosso mundo está nos céus e que este passará, e quando vier este dia …, que o Senhor dê graça a todos para entender sua vontade.
O SENHOR ESTÁ VOLTANDO
MARANATA
Sem comentários:
Enviar um comentário