Em Busca do Tesouro Sagrado
Vamos dar início a uma seção de textos, que estaremos trazendo do Castellano para todos os que tem buscado neste espaço, o conhecer mais um pouco das coisas do Senhor Deus Todo Poderoso.
Falaremos sobre a Arca da Aliança. Um dos objetivos do autor destes textos, creio, é encontrar o paradeiro da Arca de Deus, logo, veremos juntos uma série de possíveis localizações para este tão valioso e cobiçado Tesouro Bíblico.
O autor começa este texto falando de alguns filmes os quais classificam como novelas, depois de um titulo que afirma estar ainda perdida a Arca do Pacto de YHW, ele ainda acrescenta como sendo talvez um subtitulo: O Vaticano (El País/ACPress.net) - logo então, começa suas observações sobre as novelas:
A nova novela de Juan Gómez-Jurado, Contrato com Deus (El Andén) é um thriller arqueológico engraçado e com passagens de best seller que volta a colocar sobre o tapete a legendária Arca, sobre cujo destino se elaboraram um número imaginável de teorias e fábulas. Segundo Gómes-Jurado as agências de segurança dos EEUU têm um protocolo de atuação por si a Arca é encontrada, uma eventualidade que segundo o que acreditam, poderia desencadear a III Guerra Mundial.
Outra novela, desta vez a de um aspirante a Indiana Jones, reaviva o enigma de uma das grandes legendas da antiguidade, A Arca do Pacto entre YWH e seu Povo Israel.
Mas de volta à primeira, Gómes-Jurado reconhece que a origem de sua novela está baseada em uma antiga paixão pelo filme de Spielberg de Indiana Jones : “Em Busca da Arca Perdida”. A Arca é mencionada unicamente na Biblia, apartir do Livro do Êxodo, onde a Arca da Aliança ou, Arca do Testemunho, era o móvel sagrado onde se guardavam as Tábuas da Lei feitas em Pedra, uma porção do Maná e a vara de Arão, o irmão de Moisés. Êxodo 25.10,16 - Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.
E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado.
E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro.
E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela.
Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei.
Hebreus 9.4 - Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;
A Arca cujo desenho, segundo a Biblia Sagrada, ditou o próprio Deus a Moisés, dando-lhe tanto as medidas como indicando-lhe o material do qual seria feita. Estava feita de madeira de acácia e coberta de ouro puro por dentro e por fora, incluia umas barras, duas, para ser carregada e, sobre ela figuravam dois querubins de ouro batido. A Biblia da o nome do seu construtor que foi um tal Bezalel da tribo de Judá. Êxodo 35.30 - Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá.
Êxodo 37.1 - FEZ também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura de um côvado e meio; e a sua altura de um côvado e meio.
A Arca forma parte de muitos capítulos impactantes da Biblia. Por exemplo, Israel passa com ela o Rio Jordão o qual se detém para que passem em seco e pouco depois, no livro de Josué, durante o ataque de Jericó, o povo dá várias voltas à Cidade com a Arca antes de tocarem as trombedas e serem derrubados os muros da Cidade.
Algo tão fora do comúm que em determinados momentos, era até perigoso, como no caso de Uzá, o filho de Abinadabe que, com seu irmão Aiô conduziam o carro que levava a Arca da casa de seu Pai para o lugar que para ela (para a arca) tinha o Rei Davi preparado - II Samuel 6.6,7 - E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
Em todo caso, a Arca do Testemunho ou da Aliança, como é conhecida, sempre foi um grande símbolo da presença de Deus no meio do Povo de Israel, logo, bem que faz sentido o fato da Arca se encontrar desaparecida. Sim, a Arca sempre foi um símbolo da presença, do poder e do compromisso de Deus para com os seus, mas, onde se terá metido este Tesouro? O que terá acontecido com este móvel?
Será que foi DESTRUIDA?
As opiniões são muitas, mas em verdade, serão todas especulações, uma destas diz que a Arca poderá ter sido destruida (fundida) em tempos de Nabucodonosor II, durante a destruição do Templo de Salomão em 586 antes de Cristo o nosso Senhor. No obstante, não se pode ignorar que a Arca sim que poderá ter sobrevivido a todo este tempo.
Aquí é onde as opniões abundam: Em uma câmara secreta debaixo do monte do templo de Jerusalém (na explanada das Mesquitas) - em uma cova no monte Nebo em Jordânia - em uma Igreja de Aksum na Etiópia - em Qumram - em muitos supostos pontos no Egito, como em Tanis, levada pelo Faraó Sheshonq depois de sua campanha na Palestina (inspiração ao Indiana Jones) ou no Vale dos Reis pelo que uma disparatada opinião a coloca na mesma tumba de Tutankamón e a identifica como sendo a arca portátil do ajuar do Rei Menino - Logo, Gómez-Jurado se inclina em seu livro pela tésis Jordânia.
Este cidadão opina que a Arca segue existindo mas, por razões sentimentais confia que esta (Arca) não apareça, pois podia provocar uma brutal guerra pelo seu valor simbólico.
Verdade ou não, o certo é que as Agências de Segurança dos EEUU têm um protocolo de atuação para o caso que apareça a Arca, como já mencionamos no início desta postagem.
Temos muitas hipóteses para a suposta localização da Arca, a medida que nos vá permitindo o Senhor, vos estaremos transmitindo o conteúdo que temos sobre o assunto, logo, que a Graça de nosso Senhor vos fortaleça em cada amanhecer afim, que possais viver sempre para o Senhor.
Mas na verdade, alguma vez parastes para perguntar onde estará ou o que terá acontecido com a Arca?
MARANATA
Sem comentários:
Enviar um comentário