Compreendendo a Ira
Uma grande viagem nos obrigou a quebrar o costume que temos levado este ano, colocar duas publicações semanais neste espaço, tendo colocado a primeira logo no inicio do mês, esta estará sendo a terceira, visto que a segunda foi o texto em Castellano do Génesis 34, contudo, o que desejamos realmente é dar graças a Deus pela oportunidade e autorização do Senhor para este trabalho.
Que este texto vos possa esclarecer e ajudar na caminhada para a eternidade onde juntos serviremos de uma forma estraordinária o Senhor nosso Deus e Rei. A IRA, o que podemos dizer deste sentimento?
Ora, o que sabemos é que não podemos evitar a ira, por ser uma reação natural do nosso ser, mas precisamos procurar compreende-la; para evitar que ela faça grandes estragos em nossa vida e na vida das pessoas mais próximas de nós.
Já temos escrito aquí, que satanás e seus demônios conhecendo o ser humano, sabem como trabalhar afím que nossos sentimentos sejam mais que simplesmente sentimentos humanos, fazem que percamos todo o controle sobre todo e qualquer sentimento que Deus fez para que dele possamos desfrutar com prazer do amor do Senhor, seja a Ira, que é o que falaremos agora, seja qualquer outro.
Muitas das pessoas tem receio e as vezes mesmo medo da ira, principalmente por aquilo que ela pode levar-nos a fazer.
Qual seria mais fácil, confrontarmo-nos com a nossa própia ira ou com a ira dos outros?
O que realmente será a ira?
A ira é um sentimento de muita força e muito ardente que nos faz desejar atacar e destruir alguma coisa ou mesmo alguém que nos incomoda, nos ataca ou nos ameaça, isso quase sempre é assim.
A ira é um sentimento que ao tomarmos atenção, veremos que “arde” e é algo fortemente ligado com a ação e pouco tem a ver com pensamentos, ainda que muitas vezes não queremos agir e mesmo assim, os pensamentos (mover satânico) fortemente investem para nos convencer a atacar.
Ainda sobre este tema, devemos saber que não o podemos ter livre, solto, fora, sem nosso controle baixo o poder de Deus, vejamos alguns textos para sabermos o que nos diz o Senhor sobre a IRA.
Leiamos Ef. 4.26,27 - Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
O que este texto diz que acontecerá se eu não controlar minha ira? (toda vez que minha ira me controla ela me faz pecar, abre brechas para o diabo em minha vida, e sem dúvida nenhuma, ele vai usar essas brechas para me destruir).
Nunca você se arrependeu amargamente por fazer algo movido pela ira descobrindo depois que o que você fez era coisa do diabo?
O fato de sermos crentes, não significa que estamos livres das investidas de satanás contra nós, e este é só um meio através do qual ele tenta isso mesmo, nos distanciar de Deus, e por duas boas razões - uma vez longe de Deus não teremos sua proteção e logo uma vez longe, sem a proteção do Senhor, estaremos mais sujeitos ao inclinar da carne para que satanás nos faça cavalos dele. Coisa que acontece muito mais do que você pensa. Aí se não fosse a grande e infindável Misericórdia do Senhor.
Agora leiamos Ef. 4.30,32 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
O que este texto diz que acontecerá se eu não controlar minha ira? (que o Espírito Santo será entristecido).
O que eu saio perdendo se o Espírito santo estiver triste? (o Espírito Santo é o que libera o poder de Deus sobre a igreja, portanto quando ele está triste não conseguiremos desfrutar do mover de Deus em nossas vidas). Não mais convencerá minha vida do pecado e se não tenho noção do pecado que estou praticando …, vai mal.
Que temos em I Tm. 2.8 para que possas dizer qual a razão que este texto nos dá para controlar nossa ira?
Vejamos: I Tm. 2.8 - Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
A ira produz contenda e a contenda interfere e atrapalha nossas orações. Estaremos vendo o quanto é perigoso uma vida perder a graça do Senhor por um descontrole de sua IRA? Por que darmos então lugar à carne?
Pv. 14.17 - O que se indigna à toa fará doidices, e o homem de maus intentos será odiado.
29.11 - O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim.
Estes dois textos diz que a ira nos leva a agir com loucura sem pensar nas conseqüências e isso não é coisa de gente inteligente. A questão não se encontra no fato de ter ou não sangue de Barata, a questão está para o lado no qual onde quererás passar a eternidade - céu ou inferno.
Entenda que sentir ira é uma reação natural do seu ser, você não precisa sentir culpa, até porque irar-se, não é pecado - mas agir movido por ela sim que é, por isso, não obedeça a ira.
Entenda que é você que manda na ira, e não a ira que manda em você, e assim, procure entender porquê está irado, sua ira precisa, em primeiro lugar, te fazer pensar e não agir.
Procure desabafar sua ira da forma certa, com a pessoa certa, e pelo motivo certo.
Procure resolver a causa da ira de uma forma saudável e coerente com os princípios de Deus.
Se realmente for justo que sua ira seja vingada entregue-a para Deus e deixe a vingança com ele.
Veja Rm. 12.19,21 - Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Será que poderiamos aprender sobre como se ira neste texto? Que quando nos entregamos a ira e nos vingamos estamos nos deixando vencer pelo mal, mas Deus espera que vençamos o mal com o bem?
Se alguma coisa nos incomoda ou nos ameaça, não tem jeito, ficaremos irados, mas Deus já nos deu os recursos que precisamos, através da palavra e do poder do Espírito Santo que produz domínio próprio em nós, para sermos vitoriosos contra a ira, não permitindo que ela nos controle e nos leve a pecar e trazer dor para nós e para aqueles que amamos.
Que a Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo vos Reestruture plenamente no espírito.
MARANATA!
Sem comentários:
Enviar um comentário