O que veremos abaixo é uma historia mais dos muitos exemplos que expomos para você que agora mesmo está lendo estas palavras, são textos que refletem uma realidade vivida em muitas de nossas igrejas e por muitas familias em muitas cidades da nossa nação e mundo.
Estes exemplo são idéias ampliadas por este servo de Deus que, com o propósito de por meio da palavra da Verdade, o Espirito Santo desperte a muitos conduzindo-os de volta ao caminho que realmente nos leva ao Pai.
Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida e ninguém vem ao Pai senão por mim - diz o Senhor. Logo se juntamos a este o de João que diz: … e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus …, e o Verbo se fez carne e habitou entre nós … vemos então que este Verbo e Jesus são o mesmo, e ainda vemos que Jesus diz orando ao Pai: Santifica-os na Verdade, tua Palavra é a Verdade. Ora, se Jesus é o Verbo, logo é a Palavra de Deus, ainda também é a mesma Verdade com a qual pede ao Pai que com ela Santifique os seus - e sem Santificação ninguém verá ao Pai - bem, concluindo: O conhecimento, o estudo, o saber da Biblia é o que nos conduzirá ao estar junto do Pai.
Mas muito cuidado, não é esta de hermenêutica e homelética que nos dá real conhecimento Bíblico, estas matérias foram criadas a substituir o trabalho do Espirito Santo por pessoas que já não tinham, já não alcançavam sua graça (do Espirito Santo) para revelar-lhes o conhecimento divino. Não sabem o que diz a Palavra: o homem natural do corpo entende, mas as coisas de Deus, pelo Espirito são entendidas, porque Deus é Espirito. Sim, assim é, só por meio do Espirito Santo se pode entender a Biblia Espiritual e é a Biblia Espiritual que nos dá todo o conhecimento para seguirmos no caminho certo e não a bíblia fisica carnal.
Bem, assim passaremos ao exemplo já abaixo. Que o Senhor abra o entendimento.
Sim, faz já muito tempo. Quando paro a pensar no que vi acontecendo com um aborrecente (adolescente) quando este tinha seus 14 anos.
Criado em casa de sua avó com todo o carinho que um neto podia receber de alguém que parecia amá-lo mais que a seus próprios filhos, este adolescente ainda se queixava da forma que sua avó lhe tratava.
Muitas foram as vezes que ao sair de casa para a escola, ficou pelos caminhos a descubrir como era a vida fora da igreja, sim, este adolescente ia sempre à igreja com sua avó, mas não era convertido ao Senhor.
Contudo, foi ali mesmo na igreja que conheceu um outro adolescente 2 anos mais velho que ele e que o levou a experimentar um pouco de tudo o que o tempo e as oportunidades podiam oferecer. Este segundo adolescente apenas foi e esteve na igreja tempo suficiente para tirar ao Joel do caminho do Senhor.
A avó de Joel nunca suspeitou até que um dia bateu à sua porta a polícia, mas já chegaremos lá, entretanto, assim era Joel, saía para a escola mas nunca lá chegava, sempre na companhia do seu suposto amigo Sérgio.
Do cigarro a experimentar drogas pesadas, do beijo à fornicação e prostituição, logo, era indiferente com quem estaria, se com um ou com uma, o importante para eles era desfrutar do momento sem se preocupar, quando um dia resolveram experimentar a sensação do roubo, sempre estavam roubando coisas nos outros bairros vizinhos até que roubaram um carro, e outro e outro.
Um dia chega então a polícia em casa de sua avó e pergunta pelo Joel, ela sem pensar responde que estaria na escola.
___ Não senhora, lamento informá-lhe mas seu neto tem faltado muito à escola e mais, está a ser buscado por roubo a mão armada e outros delitos graves.
A senhora caiu no chão tendo que os polícias a recolher e colocá-la no sofá a se recuperar do susto.
___ Desculpe-me, mas os senhores estão enganados, meu Joel não faz isso não, é crente e tudo …,
___ Lamento, mas na verdade, o neto da Senhora - o agente se interrompe para confirmar o grau de parentesco.
___ É neto, não é?
___ Sim, meu netinho querido.
___ Pois, o neto da senhora tem sido muito mal nos últimos meses e me temo que a senhora o vai perder por algum tempo.
___ Ai meu Jesus!
Sentado em um banco desconfortável na área de visitantes de uma instituição correcional juvenil, Joel se sente melancólico e subjulgado. Ele se fere inconcientemente nas algemas que prendem seus pulsos.
Quem imaginaria que este adolescente de 14 anos fosse um delinquente convicto, com uma folha corrida que inclui roubo de carros e assaltos à mão armada? Como alguém pode desencaminhar-se tão rapidamente, a ponto de tão jovem ter uma vida tão errada?
___ Não acredito. ___ Resmunga Joel. ___ A minha avó estava sempre insistindo para que eu me comportasse e fizesse o que era certo.
Como era quando cantei no coro da igreja! Mas no final, abandonei a igreja e fui com o Sérgio. Escolhi a coisa errada e daí por diante foi tudo uma decadência.
Continuei tomando decisões erradas. Deixei que meus amigos me dissessem o que fazer. O que me farão? O que será de mim agora? Onde será que está escondido o Sérgio?
Joel, em seus pensamentos e idéias, segue por uns 20 minutos mais fazendo uma retrospectiva de sua tão curta vida e de como em tão só uns meses pode fazer tantas coisas erradas.
Finalmente os guardas entram e levam a Joel embora. As portas de aço batem e fecham-se e o rapazinho desaparece da vista de sua avó.
Isso foi o que aconteceu com este adolescente que aborrecia muito mais do que alegrava. O adolescente tem sempre a tendência de pensar estar certo em suas ações e decisões, para ele, o mundo todo (com toda sua experiência de vida) está errado, só ele e seus “amigos adolescentes” como ele, são os certos.
Mas apesar de toda a experiência que tem o mundo, o certo é que a grande maioria dos pais realmente não sabem como lidar com a aborrecêncía de seus filhos ou mesmo netos. Lamentável que as igrejas seguem praticando e levando mal os assuntos direcionados aos adolescentes, pode que em verdade isso ocorra por muitos destes muitos adolescentes apesar de ter crescido o corpo, ainda estando hoje com muito mais idade, continuem presos à sua adolescência psíquica. Mas este é outro tema.
Hoje estamos tratando de apresentar a você que está lendo este assunto, como algo simples pode de um momento para o outro tornar-se em algo irremediável, algo do qual nunca voltarás - um poço de areias movediças. É necessário que entendamos reconhecer e lidar com os sintomas dos adolescentes em nossas casas e igrejas, poi só assim, situações como esta acima, poderão tomar outro rumo. Quem não tem sabedoria, peça-a a Deus que a dará sem restrições.
Inteligência não é o mesmo que Sabedoria, por isso, não te sintas envergonhado em dizer ao Senhor que te dê Sabedoria se a necessitas.
Vejamos: Inteligência temos todos por igual, seja o mais simples lá no interior da roça como o mais estudado lá no centro de Brasilia, ou Rio, ou São Paulo ou mesmo animais ou aves, logo, o que realmente uns tem mais que outros, é a sabedoria, ou seja - Inteligência é a capacidade de armazenar conhecimentos e Sabedoria é o conhecimento armazenado no cérebro humano.
Não há homens mais inteligentes que outros, há sim, é homens mais sábios, homens com mais conhecimentos do que outros - é este conhecimento que devemos pedir a Deus, conhecer os mistérios do Senhor.
Mas temos visto algo desagradável e muito triste que aconteceu na vida de um aborrecente quando este tinha vivido só 1/5 de sua vida (vida media) na terra, logo, desejamos que todos possam entender que por pior que tenha sido a vida de uma pessoa em um certo passado, em todos o Senhor pode fazer diferença.
Quantos poderia buscar para exemplo? Jacó o enganador? José “do” Egito que não tinha papas na língua e tanto falou que foi vendido como escravo? Moisés, um assasino? Raabe uma prostituta? Davi que somou em sua vida todas as características destes que dei como exemplo e fez ainda mais e pior que eles? Salomão que tanto contrariou os ensinos e doutrinas da lei de Deus que em sua velhice por fim adorava aos ídolos pagãos de suas mulheres extrangeiras? Mateus, um cobrador de impostos? Zaquel? Saulo?
Como podemos ver pelas vidas de todos estes acima mencionados, o Senhor bem pode refazer toda a vida de um pecador transformando-o em um instrumento para louvor de seu nome.
Esteja onde for e em que situação for, que nunca nos esqueçamos que basta com que nos arrependamos de verdade e nos apresentemos diante do Senhor para que sejamos feitos filhos de Deus.
O diário de Jeremias, o livro de lamentações, contém um relato triste do que acontece quando as pessoas negligenciam e/ou rejeitam ao Senhor. Contudo, apesar do tom geralmente triste do livro, há uma maravilhosa nota de esperança em 3.19,26.
É importante que nunca esqueçamos que o pecado sempre tem consequências horríveis, mas o amor de Deus é maior do que qualquer pecado!
Que o Senhor rica e poderosamente nos possa restituir a comunhão e intimidade como foi no princípio.
MARANATA
Sem comentários:
Enviar um comentário