Temos colocado este espaço ao serviço que logra a favor do reino do Senhor e, muitos são os casos no meio da Sociedade Evangélica em que as jovens, de alguma maneira sofre descriminação, muitas não sabem o que fazer, como e nem com quem falar, infelismente.
Hoje estaremos falando de Miriã
Miriã, uma criança inteligente, tornou-se com seus irmãos, Arão e Moisés, grandes exemplos para o povo de Israel. A primeira mensão com ela aparece quando ficou vigiando seu pequeno irmão junto ao Rio Nilo, mostrando-nos sua mente aguçada .
Quando a Princesa Egípcia expressa sua intenção de adotar a criança, Miriã (Maria no Castellano - Versión Dios Habla Hoy) se oferece para procurar uma mulher para poder amamentar o bebê, permitindo, assim, que sua própria mãe e também mãe de Moisés, Joquebede, o criasse.
Mais de oitenta anos depois, Deus libertou seu povo da escravidão do Egito, e depoís do milagre da travessia do Mar Vermelho em solo seco, Miriã liderou as mulheres em danças e cânticos para celebrar adorando a Deus.
É evidente que Miriã tinha um dom natural de líderança sendo considerada a mais notável de todas as mulheres hebreas de sua época, sendo também dotada como musicista e profetisa (Ex 15.20 - Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.). Sem dúvida, participava do conselho junto com seus irmãos.
Como sua irmã mais velha, pode ter atuado até como mãe para Moisés.
Não há evidências no texto de que tenha se casado ou quem sabe, já era viúva, como mulher solteira ou viúva que se supõe ter sido, dedicava-se à formação da nação de Israel. Sua carreira parece ter sido trabalhar fora de casa.
Contudo, o fato de poder estar ao lado do seu irmão Moisés não lhe foi suficiente e com os anos, por altura do Segundo casamento de seu irmão Moisés, Miriã e Arão, resolvem igualar-se à Moisés querendo-se fazer líder (Pastora das Ovelhas de Israel), uma decisão errada cometida da parte dela e de Arão. Aparentemente, discutiram seus sentimentos e chegaram a conclusão de que estavam sendo menospresados como líderes, e isso despertou a cólera do Senhor por terem se igualado à Moisés.
O Senhor a castigou com lepra, banindo-a assim do arraial (Nm 12.10,14 - E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.
Por isso Arão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não ponhas sobre nós este pecado, pois agimos loucamente, e temos pecado.
Ora, não seja ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, a metade da sua carne já esteja consumida.
Clamou, pois, Moisés ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures.
E disse o SENHOR a Moisés: Se seu pai cuspira em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? Esteja fechada sete dias fora do arraial, e depois a recolham.). Por causa das orações fervorosas de Moisés seu irmão, Deus a restaurou, contudo, não há mais evidências de que tenha continuado seu ministério, vindo a morrer antes de alcançar a terra prometida. Essa mulher cheia de dons, deixou uma advertência para todas as mulheres que desejam dedicar sua vida ao Senhor. Somente Deus pode dar e remover talentos e importâncias, Miriã incorreu no desgosto de Deus quando se permitiu desafiar a autoridade que o próprio Deus havia dado a Moisés.
Tem um detalhe que muitos não o vêem por não querer o qual vemos no inicio da história contabilizada do Homem (Gênesis 3.1 - ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?), O primeiro plano de satanás foi oferecer, tirar do homem e dar à mulher autoridade com o fim de por meio desta, controlar ele (satanás) a terra. O pior, foi que o homem tendo a autoridade para decidir, acabou por submeter-se à mulher por sobre o Senhor, deixando assim que sua autoridade passara a esta, mas quem quer ver isso? Quantos tem entendido a intenção de satanás?
Ora, o Senhor não mente, não muda, sua Palavra como Ele, permanece para sempre a mesma.
Certamente Miriã se deixou influenciar por outras mulheres que também tinha chamada de Deus para Exercer autoridade sobre o Povo de Deus e logo se convenceu a ela mesma de que realmente poderia sim Pastorear o Povo de Deus.
Permitiu que o ciúme e a maldade da concupiscência lhe roubasse a oportunidade de exercer realizações nos anos que se seguiram.
A vida de Miriã, esta grande personalidade Bíblica, nos deixa muitos ensinos e nosso desejo é que o Senhor Deus, dono de todo entendimento vos abençoem.
MARANATA
Sem comentários:
Enviar um comentário