Que interessante o termo avivamento. Se tem tornado algo tão corriqueiro que já ninguém entende o que significa o termo Bíblico. Que lástima.
Alguém escreveu assim:
Hoje em dia vemos muitas entidades promovendo conferências de avivamentos, onde ocorrem verdadeiras somas de dinheiro. Onde os participantes pagam a entrada, recebem o material didático, se alegram e voltam para casa com um certificado de participação.
Outros pensam que avivamento são muitas línguas estranhas, pulação, gritarias, etc. Nada contra o alegrar-se no Senhor, pois eu mesmo sou de uma Igreja pentecostal. Porém, vejo com grande preocupação a forma como o termo é mal empregado. Nada contra alguém participar de uma conferência, nada contra de alguém glorificar em voz alta ao SENHOR, nada contra extravassar um pouco desde que o meu caráter esteja sendo realmente transformado de acordo com a Bíblia.
Vou falar como Paulo: São cristãos? Também eu. São ministros do Evangelho? Também eu. Gostam de avivamentos? (falo como fora de mim) Eu ainda mais! Cristão de cristãos, de linhagem tradicional, hoje porém, pentecostal, zeloso pela pureza do Evangelho de Jesus Cristo. ... Eu servo do Senhor Jesus Cristo à todos os amados irmão que lêem esse blog...
Mas não ficou por aquí, seguiu escrevendo:
Gostou da analogia? Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem! Mas o realmente: O que é o avivamento conforme as Escrituras?
No Dicionário Aurélio, avivamento é definido como o ato ou efeito de avivar – tornar mais vivo, mais nítido, cobrar ânimo, ficar intenso. Mas o que avivamento significa dentro do contexto que vivemos - a Igreja de Jesus Cristo?
Em Joel 2.28 temos a tão conhecida promessa do avivamento, vamos ver o que o texto diz:
"E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne" Note bem, a frase: '...E acontecerá, depois' - Depois de quê?
Leiamos o versículo 13 que diz:
"Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal"
Observamos que temos uma condição. Concluímos pois que o avivamento em nossa vida é condicional. Deus estabelece as regras para o avivamento. E a condição é o arrependimento. Sem rodeios, sem meio termo.
Para John Wesley, Charles Finney, Charles Spurgeon, Dwight L. Moody, entre outros... Avivamento é quando o homem sente uma profunda convicção de pecado e volta-se ao Senhor e com isso contagia o seu bairro (avivamentos urbanos), sua cidade, seu estado (avivamentos inter-estaduais), seu País (avivamentos nacionais) ou até mesmo mundiais.
Já estamos fartos da chamada teologia da prosperidade, já estamos fartos das mensagens de ôba ôba, já estamos fartos de conversão sem arrependimento. Queremos ver pessoas se convertendo de seus pecados, queremos ver almas se renderem ao pé da cruz com choros, queremos ver o Espírito Santo convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo, queremos ver almas de derramar em lágrimas com a mensagem de salvação. O filme 'A COR PÚRPURA' ilustrou muito bem isso. Esta cena mostra os traços de uma conversão genuína com uma profunda convicção de pecado.
Este, escreveu que o avivamento em nossas vidas é condicional, eu porém vos digo que toda, toda benção às nossas vidas estará condicionada ao arrependimento e afastamento da prática do pecado. Boas foram suas palavras, mas todavia, devo dizer que da mesma maneira que todos estamos sujeitos às regras do tráfico para adquirirmos a autorização (carteira motorista) para conduzir, assim também os servos de Deus estamos sujeitos a uma série de condições, se é que queremos o céu.
O texto que este “escritor” usou, é um maravilhoso texto que nos mostra a chamada de atenção do Senhor contra o seus Povo e logo, o cuidado carinhoso para com eles, desejando que eles viessem a arrepender-se para que então, a maldição se torna em benção que refletiria em avivamento.
O Avivamento verdadeiro não está condicionado em teu ato de fé ao dízimo ou ofertas alçadas ou qualquer outro bem material, mas sim, à tua disposição em colocar-te disponível permanentemente ao servir a Deus. Se o povo se humilhara, arrependido de verdade, e se voltasse para o seu Deus, este os iria colocar em uma posição permanente de comunhão e consolo com Ele.
O Avivamento tão pouco é uma ação de momentos ou hierarquía, mas verdadeiramente, uma condição de vida junto a Deus. O que fui não sou mais, e logo, pela grande mudança esperimentada em minha vida, a todos chamo a atenção. Esta é a diferença da qual fala este acima:
Para John Wesley, Charles Finney, Charles Spurgeon, Dwight L. Moody, entre outros... Avivamento é quando o homem sente uma profunda convicção de pecado e volta-se ao Senhor e com isso contagia o seu bairro (avivamentos urbanos), sua cidade, seu estado (avivamentos inter-estaduais), seu País (avivamentos nacionais) ou até mesmo mundiais. Este contagiar é permanente, não momentâneo.
Avivamento é viver no espirito e não pelo corpo, avivamento é ser membro da Familia Santa, avivamento é viver pelo Espirito Santo.
Que o Senhor os abençoem a todos.
MARANATA
Sem comentários:
Enviar um comentário