Olaaáa, seja ben vindo ao espaço que o Senhor nos deu, entre e esteja a vontade, por favor, deixe seu comentário e ou sugestão ou mesmo algum pedido que tenhas, certamente o responderemos com a direção do Senhor, heei, também podes fazer-te seguidor, se queres claro.

Que o Senhor o Abençoe.

Abramos óh Igreja, nossos ouvidos.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

TIMÓTEO?

O que sabemos de um tal Timóteo
a quem Paulo Escreveu?

Olá a todos, que a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo vos seja restabelecida.

Vamos hoje falar sobre mais um jovem exemplo, falaremos sobre um rapaz que desde muito jovem (na segunda carta que recebeu, no capítulo tres e verso quinze) começou seus estudos despertando assim, seu interesse pelas coisas do Senhor. Timóteo, sim, falaremos sobre Timóteo.
Como temos feito nos anteriores, aquí, também faremos a pregunta:

Quem era Timóteo?
Esta pergunta, aos que realmente buscam entender e copiar os exemplos que temos exposto neste blog, serve para os conduzir a um maior interesse em descubrir mais sobre a vida de Timóteo.

As últimas palavras registradas do Apóstolo Paulo antes do seu martírio, foram escritas para um jovem chamado Timóteo, a quem ele chamava também de “meu amado filho”. O pai de Timóteo era grego, e a sua mãe, Eunice, judia -
Atos 16.1 - E CHEGOU a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego;

II Timóteo 1.5 - Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.

Ele foi convertido a Cristo ainda moço, pelo ministério de Paulo.
Na primeira viagem missionária, o Apóstolo Paulo foi apedrejado em Listra, cidade natal de Timóteo -
Atos 14.19,20 - Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.
Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe.

Tem uma forte possibilidade de que Timóteo tenha sido testemunha visível deste apedrejamento. Na viagem seguinte, Paulo visitou Listra outra vez, e levou Timóteo consigo. Desta forma, começou o ministério de um jovem destinado a tornar-se um dos maiores Evangelistas do primeiro século.

Foi esse jovem que Paulo ansiou por ver em suas últimas horas
de vida. Ele mandou avisar para que ele viesse de Éfeso a Roma para estar com ele naquela hora final de martírio -
II Timóteo 4.9 - Procura vir ter comigo depressa,

Todavia, não sabemos se Timóteo o fez em tempo de estar ao lado de Paulo, e encorajá-lo na hora da sua gloriosa partida. Nessa ocasião, Paulo disse: “Estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado... somente Lucas está comigo” - II Timóteo 4. 6 - Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.

Agora que temos então falado um pouco sobre a pessoa de Timóteo por assim dizer, veremos o e como eram as coisas, a vida a sua volta.

Como era a vida na época de Timóteo?
A Igreja Cristã estava sofrendo perseguições, porém ministros como Timóteo estavam enfrentando amargos sofrimentos para espalhar o Evangélho por todo o mundo, ainda que de uma maneira maravilhosa.
Timóteo suportou muita doença física e fraqueza, trabalhando como supervisor
(bispo) dos pastores que eram, muitas vezes, homens sem cultura. Não havia templos durante os três primeiros séculos da História da Igreja e havia já o Espírito do Anticristo (sempre o teve em verdade) e necessitava estar sempre atento a qualquer doutrina de homens e ou de demônios que tentasse interpor às verdades de Deus.

A pobreza e o sofrimento dos cristãos primitivos envergonharia a igreja moderna, pois esta (a nossa) se recusa a sacrificar-se por Cristo.
Que problemas semelhantes aos nossos Timóteo enfrentou?
Timóteo não apenas sofreu como cristão, mas devemos lembrar-nos de que seu pai era grego e sua mãe judia. Bem cedo em sua vida ele conheceu a aspereza do preconceito. Fazer a vontade de Deus e andar corretamente em um ministério não é fácil em qualquer geração. Os problemas mudam de forma através dos séculos, mas o conflito é o mesmo.
Basta olharmos hoje para Israel e Palestina.

Como Timóteo enfrentou os seus problemas?
A grande fé de Timóteo na Palavra de Deus, e a sua intimidade com os grandes ministérios apostólicos, foram provavelmente a influência estabilizadoras em sua vida. Nós também devemos seguir este exemplo e apegar-nos e crer nas Suas promessas. Nós também devemos apegar-nos aos ministérios fortes que Deus levanta para nos fortalecer.

Toda a vida deste jovem Evangelista está repleta de dores e alegrias, e todos estes exemplos, tanto uns como os outros, devemos entender-los e aprender a viver com eles.
A vida e as oportunidades de Timóteo foram maiores ou menores do que as nossas? Em certo sentido, as oportunidades hoje são semelhantes às daquela época. Timóteo fez parte do primeiro estabelecimento da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Nós estamos na época da restauração da Igreja. Os problemas de ordem eclesiástica são quase os mesmos. A influência de profecia e o ministério através dos dons do Espírito são, hoje, em uma igreja neotestamentário, quase iguais aos daquela época.

Se não, leiemos em:
I e II Timóteo, em Atos capítulos 16 e 20. Não tenhamos preguiça em ler a Bíblia, a Palavra é Vontade de Deus para nós, se não tivermos ânimo pelo estudo Bíblico, jamais seremos íntimos do Senhor, negando o interesse pelas Sagradas Escrituras, estamos negando o próprio Cristo e toda a Vontade do Pai a nosso favor.

Vejamos um resumo da vida deste jovem Pastor aluno direto do Apostolo Paulo:

1)- Seu Pai era grego e incrédulo, mas sua mãe Eunice e avó Lóide, eram crentes, e elas instalaram em Timóteo um maravilhoso conhecimento e fé nas Escrituras - vejamos as comprovações: Atos 16.1 - E CHEGOU a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego;

II Timóteo 1.5 - Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.
II Timóteo 3.14 - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,

2)- Ele foi convertido a Cristo através do ministério do Apóstolo Paulo, podemos comprovar-lo em I Timóteo 1.2, e recebeu um grande dom espiritual através da imposição das mãos de Paulo sobre ele. Recebeu também um dom de Deus quando os presbíteros profetizaram e impuseram as mãos sobre ele, confirmemos: I Timóteo 4.14 - Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

I Timóteo 1.2 - A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.

II Timóteo 1.6 - Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.

3)- Talvez tenham sido exatamente as profecias referidas em I Timóteo 1.18 que confirmam a consagração de Timóteo para acompanhar Paulo na Segunda Viagem Missionária descrita em Atos 16.1,3 o que devera ter ocorrido no ano 51 d.C. Atos 16.1,3 - E CHEGOU a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego;

Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.
Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.

I Timóteo 1.18 - Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia;

Logo, Timóteo foi a Troas, Filipos, Tessalônica e Beréia. Demorou-se com Silas em Beréia (talvez porque o povo ali amava muito a Palavra), até que Paulo mandou que eles fossem logo para Atenas. Paulo mandou-o de volta para ministrar em Tessalônica: Atos 17.14,15 - No mesmo instante os irmãos mandaram a Paulo que fosse até ao mar, mas Silas e Timóteo ficaram ali.

E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas, e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram.I Tessalonicense 3.6 - Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós;

4)- Timóteo ajudou Paulo a escrever I e II Tessalonicenses, já o veremos em I Tessalonicenses 1.1 e II Tessalonicenses 1.1- e, mais tarde, ajudou-o a escrever II Coríntios o que também confirmaremos - I Tessalonicenses 1.1 - PAULO, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

II Tessalonicenses 1.1 - PAULO, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo:

II Coríntios 1.1 - PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.

5)- Ele foi dirigido e enviado a tarefas ministeriais específicas, por Paulo. Foi a Corinto e logo Paulo fala da sua intenção de mais tarde mandar Timóteo outra vez para Filipos em Filipenses 2.19,24 - E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios.
Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado;

Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.
Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai.
De sorte que espero vo-lo enviar logo que tenha provido a meus negócios.
Mas confio no Senhor, que também eu mesmo em breve irei ter convosco.

I Coríntios 4.17 - Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja.

I Corintios 16:10 - E, se Timóteo for, vede que esteja sem temor convosco; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também.

6)- Ele viajou com Paulo para Jerusalém – Atos 20.4 - E acompanhou-o, até à Ásia, Sópater, de Beréia, e, dos de Tessalônica, Aristarco, e Segundo, e Gaio de Derbe, e Timóteo, e, dos da Ásia, Tíquico e Trófimo.
e ficou ali com ele - Filipenses 1.1 - PAULO e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:

Filipenses 2.19,22 - E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios.
Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado;
Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.
Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai.
Colossenses 1.1 - PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

Filemon 1.1 - PAULO, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador, - e estava com ele durante o seu julgamento.

7)- Posivelmente por não querer abandonar-lo, Timóteo terá sido preso com Paulo. Hebreus 13.23 menciona que Timóteo fora solto - Hebreus 13.23 - Sabei que já está solto o irmão Timóteo, com o qual, se ele vier depressa, vos verei.

8)- Timóteo voltou a Éfeso, para onde Paulo lhe escreveu as duas cartas, recomendando-lhe que voltasse a Roma para estar com ele. Uma pergunta, será que ele as recebeu em tempo de estar com Paulo na hora de seu martírio?
II Timóteo 4.9 - Procura vir ter comigo depressa,

9)- Depois da morte de Paulo, a igreja Efésiana ficou sob a supervisão de Timóteo, até que ele também seguiu a Paulo no martírio, no reinado de Nerva ou Domício.

Que o Senhor nosso Deus e Rei nos fortaleça em sua Graça.

MARANATA

Sem comentários:

O Verdadeiro Testemunho

Adorando ao Senhor

Olá amados, que a Sabedoria da parte do Nosso Deus Trino possa conduzir nossas vidas cada vez mais perto da Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e de forma a que possamos desfrutar do total Amor do Pai afim, afim de podermos através da infinita Comunhão com nosso Deus Espírito Santo viver dentro da Boa, Agradável e Perfeita Vontade de Deus para nossas Vidas.



Que nunca baixe ao nosso esquecimento que Deus, o nosso Soberano Deus Todo Poderoso tanto nos Amou que trabalhou em todo um projeto afim que sejamos sempre seus filhos amados.

Há momentos que aplicamos muito do nosso tempo e vida buscando uma maneira fácil para, ainda que por pouco tempo, consolar-nos e é quando nos damos conta do tanto que nos temos afastado do Senhor buscando nossos próprios interesses.

Vivendo muitas vezes longe dos nossos, e por ocasiões como em forma de alguma vingança, nos colamos a como se diz: Aproveitar a vida, quando em verdade a estamos jogando fora.

Desejamos convidar os amados em Cristo para que possam juntamente conosco, fazer este comunicado conhecido - sendo um matrímonio de Missionários Assembleanos, mas indenpendentes, estamos em Barcelona - Collblanc, España, começando um trabalho o qual é para a Glória do nosso Soberano Deus.

Lugar escolhido pelo Senhor para ali (aquí), também levantarmos uma parte do Corpo de Cristo, onde ensinamos a Verdadeira Palavra do Senhor nosso Deus, pelo qual contamos com vossa colaboração para com este trabalho a Deus.

Querendo ainda aproveitar a oportunidade, convidamos a todos que venham conhecer um pouco mais sobre nós e sobre a visão que temos da parte do Senhor visitando as postagens que temos colocado neste e nos demais Blogs que temos gerido, dos quais fazemos menção ja aqui ao lado.

E que o Senhor vos abençoem fazendo de cada palavra lida por vocês neste espaço, um verdadeiro alimento a vossas almas.

A todos os que podem, fazer conhecer este anúncio, que assim seja.

Amém


  ©Template 'Gris' by Super DicaSSS - 2010

TOPO