"Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo" - I Pe 1.14,16.
Vestir, falar, olhar, tratar, conversar, trabalhar, estudar, passear, sorrir, cantar, negociar, até em nossa limpeza íntima, no cuidar do nosso corpo (não alterar), navegar (na internet), blogar, namorar, noivar (sem fornicação) e casar são alguns dos vários aspectos da nossa vida que precisam ser regidos pela Palavra de Deus, para que em tudo procuremos viver diante dEle em SANTIDADE..
Confirmemos alguns detalhes:
Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina - I Tm 1.10.
Nenhum destes detalhes podem ser estilo de vida de um seguidor fiel de Cristo Jesus, um servo de Deus nunca pode viver na igreja e logo na prática do pecado. O pecar deve de ser sempre um acidente de trajeto, nunca um viver do crente.
Os escribas e fariseus, apesar da boa intenção, do zelo e da sinceridade de muitos deles, erraram ao dar ênfase a aspectos exteriores sobre a santificação, negligenciando as motivações, as intenções e outros elementos do viver interior.
Se não, vejamos:
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
Como a estes Fariseus, muitos são os que desejam viver hoje. Muitos têm vivido e ensinado a viver assim. Lamentavelmente cegos, pobres e nús, seguem sem ter o conhecimento necessário para uma vida reta diante do Senhor. Todos conhecemos o texto de Oséias 4.6 - O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
O texto acima nos revela que a santificação interior deve proceder ao exterior, mas, esta última não pode ser negligenciada, além de ser um aspecto visível, natural e concreto da primeira.
Nosso exterior necessita ser espelho do nosso interior, não poderá haver pureza interior sem que a vejamos por fora.
Que se pode ler em I Ts 5.23 - "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."
Vemos que apesar da Santificação ter inicio no interior do homem (espírito), esta se estende até o exterior (corpo) passando pelos sentimentos (alma). Todo o nosso ser mudado pelo poder da Palavra de Deus.
Como falarmos que servirmos a Deus se vivemos com nossa mente cheia de pensamentos que estimulam nossos sentimentos a conduzirem-nos à prática do pecado?
Na prática da fornicação, ou na prática da prostituição, ou pornografia, ou filmes cheios de ocultismos ou terror …, novelas, séries que só conduz o ser ao inferno,?
Não, nunca um verdadeiro salvo por Cristo vive na prática do pecado.
É mesmo pelo fato de ignorar os aspectos exteriores e interiores da santificação, que muitos acabam assumindo uma postura e um discurso contraditório às verdades de Deus. São ensinos de demônios, doutrinas de satanás, uma salada-russa, ou seja, misturas de verdades e mentiras, formando e assumindo de forma direta ou não o que ensina o ocultismo: todo bom tem um pouco de ruim e todo ruim tem um pouco de bom.
Que por meio deste texto, possais entender melhor o verdadeiro sentido da expressão servos de Deus.
Que o Senhor rica e poderosamente os abençoem.
MARANATA
Sem comentários:
Enviar um comentário